Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
AutismoVOLTAR

Datas Comemorativas #autismo

Datas Comemorativas #autismo
DAIANA DE SOUZA CAMILO
jan. 22 - 3 min de leitura
000

Eu amo datas comemorativas! Natal, Páscoa, dia das crianças e principalmente aniversários! Sabe aquele desejo de dar para nossos filhos aquilo que não tivemos? É exatamente o que sinto! Mas e quando nossos filhos não compreendem os significados de cada data ou pior são suportam ficar em ambientes fechados e com barulho?

A Manu superou bem esse problema, hoje ela fica bem em lugares cheios e barulhentos, nada de exageros, respeitando sempre os limites dela, porem ela ainda não entende o que significa cada comemoração! Ela sabe quem é e gosta do Papai Noel, mas não entende a história do natal, ama ganhar ovos de chocolate e reconhece o coelhinho, mas também não entendeu a história. Dia das crianças passou praticamente batido, já que não tem nenhum personagem que simbolize, a única data que ela demonstra muito interesse e alegria são os aniversários! Porem todo bolo que ela vê ela quer cantar parabéns, seja de aniversário, casamento, batizado ou de fubá na padaria da esquina! E para ela todo aniversário que a gente vai é dela e se não ficarmos espertos ela entra na frente e apaga as velas do aniversariante kkk!

Ano passado não íamos fazer nada, tinha pouco tempo que tínhamos recebido o diagnóstico e estávamos muito abalados e cansados, sem falar que já tínhamos gastado muito com as terapias, pois até então o convênio ainda não cobria o tratamento! Mas na semana do aniversário dela, recebemos a noticia que ela iria começar o tratamento pelo convênio, 3 horas por dia em uma clínica conveniada!

Finalmente depois de tantas rasteiras uma noticia boa chegava e decidimos comemorar e foi uma maravilha! Esse ano também estávamos na dúvida se fazíamos ou não alguma coisa, acabamos de chegar de férias, tem os gastos da nova escola, mas todas as contas de início de ano, gastar com festa não seria nossa prioridade! Porém, em dezembro, do nada a Manu me disse assim “Mamãe, vamos fazer uma festa de aniversário!” e essa frase não foi uma ecolalia, ela realmente disse aquilo para mim!

Imediatamente propus a ela uma atividade de culinária, peguei uma massa de bolo pronta e juntas fizemos um bolo de chocolate com calda de brigadeiro, achamos algumas bexigas e a festa estava feita! É impossível descrever a alegria que ela ficou!

E aí não tínhamos mais dúvidas, mesmo que seja algo simples teremos que fazer alguma festinha para ela!

Decidimos que o tema será o “Show da Luna” que foi o desenho que mais a estimulou e ensinou coisas nesse ultimo ano! Tenho ainda um mês para ir conversando com a Manu para explicar que agora ela vai fazer 4 anos, que ela vai ter uma festinha da Luna!

E que venham os 4 anos da minha pequena e os meus 33, já que faço aniversário um dia depois do dela “15 e 16 de fevereiro!!”

Participe do grupo Autismo e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você