Surdez e atraso de linguagem
[ editar artigo]

Surdez e atraso de linguagem

A Sabine está agora com 4 anos e 6meses e está no jardim I em escola particular. Começamos a perceber algumas diferenças no desenvolvimento da linguagem e em algumas atividades escolares.

Como ela foi prematura nunca comparamos o desenvolvimento dela com o de uma criança nascida a termo e também porque os amiguinhos da sala são um pouco mais velhos que ela. Uma das dificuldades que encontramos foi quando uma professora nova, que não conhecia a fundo o caso da Sabine, a avaliava com relação às outras crianças.

Penso que cada um tem seu tempo de desenvolvimento independente do tempo de gestação que tenha nascido. Hoje percebo que cada palavra ou frase formada é uma vitória dela já que antes ela não escutava nada.

Nas atividades extracurriculares como ballet, judô e natação vejo que ela tem dificuldade em ficar parada observando. Por outro lado, vejo que elas ajudaram muito a desenvolver toda parte de coordenação motora. Não a obrigo a fazer, mas acho mais importante para o desenvolvimento.

No ballet vejo que quando nas apresentações ela não dança porque simplesmente não está afim. No começo isso gerou preocupação, mas aí conversando com a professora vimos que ela gosta de coisas novas, movimentos novos. O que é repetitivo ela não gosta. Tudo que ela aprende no judô aplica em casa com o pai.

Com relação a fala, o pediatra também acha que ela está com desvio de linguagem. Por isso, voltamos a passar com a fonoaudióloga. Os desenho dela também ainda não tem forma, mas já pinta dentro das linhas. Vejo que ela também tem mais dificuldade nas atividades escolares também porque é canhota. Precisa de auxílio para usar a tesoura para cortar as figuras e para escrever porque vira o caderno para ver o que está sendo escrito.

Minha preocupação maior hoje, por ter tido um segundo filho, é dar o máximo de atenção para a Sabine e fazer ela entender todo o processo de ter um bebê em casa. Tentamos passar que agora como irmã mais velha poderá ensinar tudo para o irmãozinho.

Mundo Adaptado
Continue lendo
Indicados para você