[ editar artigo]

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias - entenda o que muda

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis em farmácias - entenda o que muda

Nesta terça-feira (3/12) a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a regulamentação de produtos feitos à base de cannabis. O que isso significa?

Daqui 90 dias, a contar da data da publicação no Diário Oficial da União, as farmácias comuns poderão vender produtos a base de maconha mediante prescrição médica. Isso diminui a burocracia de importação de medicamentos de fora do Brasil e, de certa forma, ajuda a melhorar a qualidade de vida de milhões de brasileiros que já se beneficiam da cannabis medicinal. 

As novas regras, porém, não resolvem totalmente o problema uma vez que apenas grandes farmacêuticas venderão os produtos nas farmácias. Não é permitido ainda plantar a maconha como matéria-prima e tampouco mandar fazer remédios em farmácias de manipulação. A decisão de proibir o plantio nacional foi dos diretores da Anvisa,  por 3 votos a 1 a proposta foi arquivada pela agência reguladora.

As indústrias que optarem por ter um medicamento desse deverão importar o substrato da cannabis estrangeira semielaborada e não a planta ou parte dela. Segundo algumas associações que lutam a favor da liberação do uso e plantio da cannabis para fins de saúde, esta medida pode diminuir a burocracia a médio prazo. Mas, está longe de resolver a questão porque os custos permanecerão altos. 

Além disso, a decisão não é para sempre. Essa regulamentação é temporária e tem validade de três anos. Durante esse tempo a eficácia e a segurança serão testada e após o período uma nova resolução deverá ser editada. 

Bem, só nos restas torcer que esse seja um primeiro passo e a partir de agora a sociedade e Governo percebam como esses produtos são importantes para milhares de brasileiros.

 

Mundo Adaptado®
Carla Delponte
Carla Delponte Seguir

Founder & CEO na Mundo Adaptado, Ativista da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Atriz e Mãe do Léo, meu Leãozinho Guerreiro!

Ler conteúdo completo
Indicados para você