Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vamos falar um pouco sobre o Autista Savant e suas características associativas ao Autismo de AH/SD

Vamos falar um pouco sobre o Autista Savant e suas características associativas ao Autismo de AH/SD
Jacson Marçal
nov. 10 - 3 min de leitura
000

Vamos falar um pouco sobre o Autista Savant e suas características associativas ao Autismo de Altas Habilidades dentro da Dupla Excepcionalidade.

Existe uma grande confusão quando as pessoas conhecem um Autista Savant, vem logo na mente o The Good Doctor como primeira referência, diferente do que muitos imaginam o ator que faz tal papel tem como referência o Autismo Savant associado a Hipertimésia outro estado também presente no Autismo.

Para ser considerado Savant o autista precisará passar por um rigoroso processo de diagnóstico e avaliações complementares, dentro das suas particularidades o Savant poderá ser verbal ou não verbal, mesmo apresentando as famosas ilhas de genialidades, tais aspectos são referencias ao conhecimento e capacidade de complemento relacionado ao seu estado autodidata, diferente das altas habilidades apresentadas pela dupla excepcionalidade, pessoas que apresentam tais condições coexistentes têm conhecimento elevado sem instrução direta ou necessidade de aprofundamento em, tal conteúdo.

Um breve exemplo, Autista Savant apresenta a capacidade de tocar uma música replicando cada nota ouvindo uma única vez, ou às vezes apenas uma pequena parte de tal sinfonia, sem a necessidade de aprendizado direcionado ou reforço concreto pelo hiperfoco, diferente de um autista com altas habilidades ou potencialidades dentro da dupla excepcionalidade. Podem complementar um raciocínio ou criar  fundamentos baseados em pilares primários de seu aprendizado, seja na filosofia, matemática ou qualquer outro tema que esteja ancorado as suas ilhas de genialidade.

Savant apresentará uma provável variação de Deficiência Intelectual avaliada por neurologistas, associada a uma alternância de conhecimento, sendo assim um Savant poderá apresentar um Q.I inferior ao limítrofe, entre 40/70 pontos percentuais, ou entre 90/114 pontos regulares percentuais, ou até com AH/SD superior aos 130 pontos percentuais, essa variação poderá ser observada pela neuropsicóloga, psicopedagoga e outros profissionais. Sendo assim podemos reforçar que Savant não é uma classificação de luxo ou nivelamento superior dentro do espectro, sendo apenas mais um enquadramento dentro da avaliação e o correto diagnóstico do Autismo.

Um Autista poderá ser enquadrado em Savant a qualquer momento em sua vida, ocorrendo algum processo associativo a uma deficiência secundaria, seja por um AVC, esclerose, acidente, ou processamento neural alternado. Outro ponto muito importante é ter ciências que uma pessoa poderá ser Savant sem ser autista, não necessariamente tendo o autista como principal pilar associativo para tal estado.

Autista Savant Neurocientista – Jacson Marçal @jacsonfier.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você