Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade. Você não vai acreditar o que uma mãe é capaz de criar

Projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade. Você não vai acreditar o que uma mãe é capaz de criar
Carla Delponte
out. 1 - 3 min de leitura
000

Eu morava em São Paulo e estava retornando a Curitiba em 2015 com o sonho de um Mundo Adaptado para meu filho com deficiência, que ele pudesse ser incluído na sociedade e que esta entendesse que a inclusão é essencial para os dois lados. Quando iniciei a Mundo Adaptado, conheci muitas mães sonhadoras e lutadoras, que me mostraram a vida sem travas, sem medo, a palavra certa com certeza é coragem.  Uma delas  a Shirley Ordonio, paulistana que mora em Curitiba, é dona de muitos adjetivos, entre eles a perseverança e alegria.

Shirley é idealizadora do Movimento Projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade. Mãe de um menino e duas meninas que são gêmeas, ela cansou de ir a parques e sofrer ao ver a filha Leticia sem brincar, pois ela tem paralisia cerebral e usa cadeira de rodas. Em 2012 esse sofrimento a levou a fundar o Projeto LIA, um movimento nacional de pessoas que querem difundir a importância da inclusão também na diversão. O Projeto começou cobrando autoridades sobre a implantação de brinquedos adaptados em parquinhos públicos e reunindo famílias, amigos, profissionais na busca pelo Lazer, Inclusão e Acessibilidade, conscientizando a sociedade de que as pessoas com deficiência também tem assegurado este direito. 

​O movimento cresceu tanto, que hoje possui líderes regionais em várias partes do Brasil, que seguem o mesmo exemplo e juntas fazem um trabalho primordial em suas cidades, despertar o olhar sobre a diversidade, lembrando que isso vai além de equipamentos adaptados, ou uma simples brincadeira.

Detalhes como estes que possibilitam uma reflexão sobre a igualdade nas diferenças, vislumbrando a construção de uma sociedade muito mais inclusiva!

"Criança  com deficiência precisa sim de terapias, remédios, cuidados especiais, mas precisa acima de tudo Ser Criança!"  

Nos tornamos amigas, parceiras de desabafos, alegrias, folias, viagens e projetos. Com certeza um orgulho não só para mim, mas para muitas famílias brasileiras que ganharam a oportunidade de brincar quando esse projeto nasceu.

E para quem ainda não conhece esse projeto pioneiro e inovador, que democratizou o lazer inclusivo no Brasil e também em alguns lugares do mundo, veja o vídeo abaixo  do programa Encontro com a Fátima Bernardes e compreenda a importância da palavra inclusão.

Como costumamos brincar por aqui, quem sabe lá na frente, a humanidade NÃO entenda o motivo de um dia o Projeto LIA e o Mundo Adaptado terem existido, assim estaremos em paz com o sentimento de missão cumprida, pois o mundo será realmente um mundo para todos.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você