Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que fazer para proteger as pessoas com deficiência do coronavírus?

O que fazer para proteger as pessoas com deficiência do coronavírus?
Mundo Adaptado
mar. 17 - 2 min de leitura
000

Não é novidade para ninguém que estamos todos preocupados com a pandemia de Covid-19, coronavírus. Mas, nós como mães e tutores de pessoas com deficiência (PCD) ou doenças raras estamos estamos, sem dúvida, MUITO alarmadas. Afinal, sabemos que essas pessoas fazem parte do grupo de risco devido às suas condições especiais de saúde e maior fragilidade no sistema imunológico e nos pulmões.

Por isso, além de tomar os cuidados básicos com higiene, é preciso ficar atento a sintomas específicos e também que não são habituais daquela pessoa. Por exemplo: choro excessivo, sonolência exagerada, frio sem motivo. Adultos que não falam e crianças que ainda não conseguem se expressar merecem atenção especial porque não conseguem avisar sobre dor, febre ou qualquer outra sensação estranha.

Outros cuidados

Na medida do possível, evite sair da residência com a PCD, restrinja visitas de amigos e família, não compartilhe talhares e copos. Pessoas que precisem sair para trabalhar devem fazer uso de álcool em gel antes de adentrar a casa e até de pegar na maçaneta. Infectologistas alertam que cuidadores e familiares devem redobrar a atenção com relação à limpeza das próprias mãos e roupas antes de ficar próximo de pessoas com deficiência.

É muito importante manter as medicações, não alterar horários ou dosagens sem prescrição médica, para evitar que o quadro geral de saúde da PCD se altere em um momento tão complicado da saúde nacional. Em caso de dúvidas, tente conversar com os médicos e profissionais de saúde antes de tomar qualquer decisão.

Além disso, evite ao máximo se deslocar para prontos-socorros que neste momento são locais de alto risco para contaminações. Procure hospitais apenas em situações de emergência, no caso de febre ou qualquer outra complicação do quadro de saúde.

Exame para coronavírus

A Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou que TODOS os planos de saúde estão obrigados a realizar, sem custos adicionais, exames para identificação de SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19, coronavírus). Veja um texto que explica essa condição.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você