Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é o TheraSuit?

O que é o TheraSuit?
mai. 31 - 4 min de leitura
000

Criado em Michigan/USA o Método TheraSuit é baseado numa veste criada por pesquisadores russos para contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia muscular, osteoporose) devido à falta de ação da gravidade em suas viagens espaciais. Richard e Izabela Koscielny, um casal de fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral, estudaram e desenvolveram este novo método de tratamento para reabilitar sua filha.

O progresso das evidências científicas associado à melhora significativa dos pacientes faz deste método o preferido nos EUA para tratar pessoas com desordem neuro-muscular, que precisam de repetições intensas de exercícios para aprender a adquirir nova habilidade motora.

O método é um programa intensivo e individualizado que visa o ganho de força em crianças com paralisia cerebral, utilizando o TheraSuit(veste) e Universal Exercise Unit. Combate os efeitos do desuso e imobilização. Em comparação com as outras terapias convencionais, percebe-se que elas são menos efetivas e baseia-se nos princípios do treino de força. Treina o corpo exatamente da mesma forma que o de uma criança não acometida. É um programa estruturado com o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento da criança.

O TheraSuit consiste em uma órtese suave, proprioceptiva e dinâmica a qual contém: uma touca, a veste (composta por um short e um colete), joelheiras e conexões com o tênis e é constituída de cordas elásticas específicas e antialérgicas, ajustadas de acordo com a necessidade do paciente. A veste auxilia emitindo informações contínuas dos proprioceptores do alinhamento correto. Assim são inibidos movimentos reflexos e há uma maior permanência no padrão postural mais próximo do normal, aprendendo ou reaprendendo alguns movimentos.
Objetivos
✔Normalizar o tono muscular da criança
✔Aumentar a variedade dos movimentos ativos, força e resistência
✔Controlar os grupos musculares que acabaram de ganhar força, permitindo que a criança melhore suas habilidades funcionais, sendo um trabalho que visa a independência.
Indicações
Foi desenvolvido para pacientes com:
Traumatismo craniano
Esclerose múltipla
Sindromes Genéticas
Esclerose Lateral Amiotrófica
Crianças com Paralisia Cerebral
Pacientes pós acidente vascular cerebral
Pacientes pós traumatismo craniano
Danos na medula espinhal
Disfunções neuromusculares
Programa Típico de Exercício Intensivo
Efetuado de 3 a 4 horas por dia, 5 dias por semana, durante 3 ou 4 semanas.
POR QUE O MÉTODO FUNCIONA:
✔Diminui padrões de movimento pobres ou patológico
✔Aumenta força, resistência, o controle e a coordenação muscular
✔Aumenta atividades funcionais como: sentar, engatinhar e andar

Coadjuvantes no tratamento

O Protocolo TheraSuit:


Tem duração de 4 semanas de forma intensiva diariamente (3 horas), e neste período o paciente também passa por orientações das áreas de fonoaudiologia e terapia ocupacional. Também é realizada toda orientação em relação a qualquer adaptação que o paciente possa necessitar tais como cadeira de rodas, coletes de correção postural e órteses. O Método tem indicação de ser realizado 3 vezes ao ano, para que os ganhos sejam permanentes mais as manutenções semanais.


Os exercícios são realizados em uma gaiola específica com polias e pesos na qual se consegue realizar movimentos sem a ação da gravidade e fortalecer músculos específicos. Este equipamento proporciona um ganho de amplitude nos movimentos, flexibilidade muscular e articular, assim como ganhos funcionais que são trabalhados sistematicamente.

O paciente pode ser mantido em várias posturas por um sistema de cordas acopladas à gaiola. O terapeuta vai modificando o sistema de cordas para facilitar ou dificultar a função (de acordo com a necessidade de cada paciente). Nesse sistema, trabalha-se integração sensorial, coordenação, equilíbrio e força.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você