Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Jovem de Mogi das Cruzes (SP) com autismo produz curta-metragem para contar sua vida

Jovem de Mogi das Cruzes (SP) com autismo produz curta-metragem para contar sua vida
Maria de Lourdes  de Moraes Pezzuol
jul. 31 - 2 min de leitura
050

Um curta-metragem de pouco mais de seis minutos, com uma produção modesta e usando dinossauros de plástico como os atores principais. Um cenário aparentemente simples, mas que transformou a vida de um estudante diagnosticado com o Transtorno do Espectro do Autista (TEA). 

A seguir compartilho com vocês duas reportagens que contam um pouco mais dessa linda história de vida. Na matéria 1 você poderá assistir o vídeo na íntegra e na matéria 2 entender todo o processo de elaboração do curta-metragem.

Gosto de salientar que cada aluno com TEA, apesar de muitos terem as características mais conhecidas do autismo, são alunos excepcionalmente diferentes uns dos outros e dotados de muitas habilidades e competências.  Segundo o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), é importante que o professor sempre considere as redes afetivas, as redes de reconhecimento e as redes estratégicas de cada um de seus alunos.

Isso significa que o docente precisa organizar a intervenção pedagógica, avaliar sistematicamente suas estratégias e diversificá-las de modo a assegurar que todos os alunos se sintam motivados para aprender e possam vivenciar experiências de acordo com seus gostos, suas necessidades e possibilidades de expressão.

Vinicius Melo, atualmente frequenta o 1º ano do Ensino Médio em outra escola pública que não é a que trabalho, mas continua recebendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na mesma escola em que estudava anteriormente, por mim. 

Atualmente, ele está muito falante e adora ler. Continua apaixonado por dinossauros e por fotografias.  Inclusive, ele já participou de outros projetos, como a criação do Jardim Sensorial, e fotografou todo o espaço expondo as fotos em um evento no Ginásio Municipal da cidade. Além disso, ele está participando de uma oficina de fotografias e está inscrito em um concurso de fotografias aqui na cidade de Mogi das Cruzes (SP).

 A mãe de Vinicius me contou que o filho já está ansioso para participar do próximo Festival de curta-metragens cujas inscrições já estão abertas. O tema deste ano será “Protagonismo Juvenil: Meu Projeto de Vida”. 

Querem saber mais sobre Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), acessem: https://bit.ly/2ZhQfAP


Denunciar publicação
    050

    Indicados para você