Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Medicamentos: o que fazer com aqueles que não venceram ainda, mas não usamos mais?

Medicamentos: o que fazer com aqueles que não venceram ainda, mas não usamos mais?
Aplicativo Helps
out. 23 - 3 min de leitura
000

Já escrevemos aqui sobre o que fazer com medicamentos vencidos. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz , o descarte de medicamentos na rede de esgoto ou lixo comum,  acarreta contaminação da água e do solo e na intoxicação de animais. Para piorar a situação, segundo Cristina Lima Barbosa, bióloga da Funed, quando liberados no sistema de esgoto, suas substâncias químicas acabam diluídas na água e dificilmente são eliminadas pelo processo de filtragem do tratamento, retornando para a população juntamente com a água tratada.

Porém, muitas vezes, compramos uma cartela de remédio para tratar um problema de saúde pontual e uma grande quantidade do produto sobra, sem previsão de ser usado novamente. Nesses casos, para evitar o desperdício de medicamentos, existem algumas alternativas, como doação de remédios para ONG’s e até mesmo para campanhas promovidas por cidades ou grupos de pessoas engajadas por uma causa .

Benefícios das doações

Remédios doados ajudam muitas pessoas e até animais. Muitas pessoas e ONGs não têm condição de arcar com os custos de medicamentos e, em muitos casos, recorrer a doações é a única saída.

Não existe nenhuma regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a proibição ou legalidade da prática e existem muitas ONGs que realizam doações.

Para doações de medicamentos para pessoas, existem os projetos da Farmácia Solidária, da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberaba e o Banco de Remédios de Porto Alegre, que recebe e fornece doações para todo o Brasil.

Todas essas iniciativas são importantes, mas com alcance regional. Recentemente lançamos a plataforma do Aplicativo Helps, que possibilita a todos doar através de compartilhamento toda as suas sobras de medicamentos , utilizando a tecnologia para impactar muito mais pessoas.

Funcionada da seguinte forma , o usuário acessa a plataforma web ou baixa o aplicativo para Android, cria um perfil usando suas redes sociais e cadastra as sobras de medicamento rapidamente utilizando o código de barras da embalagem ou o nome / princípio ativo do medicamento. O medicamento ficará visível para os demais usuários e a pessoa ou instituição que precisa do medicamento entrará em contato com o usuário para efetivar a doação.

Também é possível criar grupos privados, por exemplo da família, dos amigos do trabalho ou da associação de pais da escola, nesse caso o medicamento pode ficar visível apenas para esses grupos privados e será compartilhado apenas dentro desses grupos.

O aplicativo Helps é gratuito e funciona em qualquer plataforma, pc, smartphones ou tablets. 

Caso você tenha interesse em doar medicamentos que não usa mais e estejam no prazo de validade, veja nesse outro post os cuidados  para garantir a segurança das pessoa que os receberão. Melhor do que descartar resíduos de forma apropriada é não gerá-los e, doando, ainda podemos ajudar alguém que precisa!! Engaje nessa causa e divulgue para seus amigos e familiares! Compartilhe Saúde!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você