Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

INCLUSÃO

INCLUSÃO
Juliana Paschoalini
set. 2 - 2 min de leitura
000

A grande maioria dos professores, se sentem despreparados ao receber crianças especiais, realmente pra mim é um desafio profissional, e expor minhas ideias, e visão real em relação a educação, não só nas escolas, mas na sociedade como um todo. 

Falta muita informação na nossa realidade quando o assunto é inclusão. Podemos começar pelos próprios pais, ninguém está preparado para receber um filho especial, um bom exemplo é o filme: O filho eterno, e um texto que circula na educação que o assunto é inclusão e o tema é: Bem vindo a Holanda.

Muitos pais entram na escola dizendo... Quero uma escola normal para o meu filho!!

Mas o que é ser normal?

Sempre que classificamos algo ou alguém como normal, haverá algo ou alguém anormal?

Refletindo sobre essa prática, tão comum no nosso dia a dia inconscientemente estamos selecionando ou discriminando um acontecimento ou uma pessoa pelo simples fato de ser diferente ou de acontecer algo diferente do que planejamos. "Isso não é normal". 

São falas que repetimos, porque tudo que é diferente nos desafia, sai fora do Script, de como dita as regras de uma sociedade formada por pessoas que de alguma maneira também são diferentes, cada um em suas peculiaridades, físicas, emocionais ou comportamentais. 

Então porque discriminar o outro??

Se eu também sou diferente, o espelho que reflete é o mesmo, mas a imagem é diferente, somente nos veremos como seres iguais se nos enxergarmos com os olhos do coração, olhos do amor fraterno, com respeito.

Somos todos iguais a partir do instante que amamos , respeitamos e aceitamos as diferenças.

Em sala de aula é isso que busco, ver todos especiais cada um na sua individualidade, tenho paixão pelo que faço, e a inclusão sempre fez parte da minha história.

Trabalho sempre com amor e muito estímulo, nunca me prendi a laudos e pesquisas, mas sempre acreditei e acredito na capacidade e nas possibilidades que a criança pode alcançar ou desenvolver quando  bem estimulada .

E o importante trabalhar com sinceridade e clareza com os pais, diálogos simples, proximidade e respeito entre Escola e Família, são muito benefícios para o desenvolvimento de todo ser humano.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você