Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ÓRTESES - conheça mais sobre esse assunto!

ÓRTESES - conheça mais sobre esse assunto!
Dicas Especiais
abr. 2 - 5 min de leitura
000

ÓRTESES - conheça mais sobre esse assunto!

Chamamos de órtese qualquer aparelho, dispositivo ou acessório, que sirva para corrigir, estabilizar, modificar ou ajudar as funções do sistema neuro músculo-esquelético de crianças, adultos e até de animais, por que não?

E os objetivos principais são:

* Estabilizar e sustentar (pé, mão, pescoço, articulação, tronco ou membros);

* Imobilizar (como nos casos de fratura por exemplo);

* Prevenir e corrigir deformidades;

* Auxiliar e restaurar função;

* Proporcionar e auxiliar uma marcha segura;

* Melhorar dores;

* Controlar movimentos involuntários.

Óculos e aparelho ortodôntico também são órteses. Viu que interessante, não é só o nosso filho que usa órteses na escola, por exemplo!

Mas vou falar hoje sobre as órteses AFO ( que vem do inglês Ankle-Foot-Orthoses) ou órteses de tornozelo e pé. Também é chamada de goteira ou calha.

No final do ano passado fizemos novas órteses AFO pro Arthur, porque o pé cresceu né?! Graças a Deus! A durabilidade de uma órtese depende do crescimento da criança. Em média dura um ano, mas no Arthur, por exemplo, usei a anterior de 2015 até 2018, tranquilamente.

Então, isso depende. Custam em média de 1200,00 até 1900,00 (esses foram os preços que encontrei em 2018) São prescritas por médicos Ortopedistas, Fisiatras e Reumatologistas (na maioria das vezes), mas também podem ser prescritas pelos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Quem faz as Órteses é o profissional Ortesista, que aliás faz um trabalho de paciência e arte nessas produções, principalmente com as crianças. Parabéns pra todos os ORTESISTAS. Fiz um vídeo da confecção dessa nova órtese do Arthur, lá na ORTOTECH, aqui no RJ , pra mostrar pra vocês esse trabalho incrível (vou colocar o contato deles na descrição do vídeo) A órtese do Arthur é uma AFO rígida ou fixa. Ela não tem articulação.

E essa aqui é a mais leve que já tivemos. Adorei esse material, excelente! Vamos assistir o processo do molde:

vídeo 🎥 Viram que legal!

Viram que ela é moldada direto na criança!

Por isso que as órteses AFO não podem ser passadas de uma criança pra outra! Elas não podem ser simplesmente doadas! Digo isso porque sei que acontece muito, vejo sempre esse repasse nas redes sociais. Quero dizer também que eu passo por isso, sei das dificuldades de se conseguir uma órtese, sei que tem famílias que não tem condições financeiras, mas quero que você saiba que isso não é o correto, isso pode prejudicar ainda mais a condição do seu filho!

Mas se ainda assim você aceitar a doação de alguma órtese, antes de colocá-la no pé da criança, leve-a imediatamente para seu médico ou fisioterapeuta avaliá-la. Tem vezes que é melhor não usar nada do que usar uma órtese de repasse! Olhe a órtese do Arthur , por exemplo, ele já tem o pé com um desvio grande e a órtese dele acompanha esse desvio! A propósito, para tudo!!!

O pé do Arthur está assim porque eu não usava a órtese! Mesmo tendo ela em casa, eu sempre fui resistente pra usá-la! As fisioterapeutas colocavam no atendimento, chegávamos em casa, eu tirava! E elas sabem disso, nunca menti! Mas hoje eu me arrependo, e sabe o porquê ? Além dos pezinhos deles já estarem tortinhos, entendi finalmente que a órtese auxilia no desenvolvimento global da criança. Eu pensava assim: já que meu filho não anda pra que vou usar esse troço quente e apertado nele?! Mas ela não é somente usada para ajudar na marcha.

No Arthur, por exemplo, ela é usada para evitar o aumento das deformidades, o que pode trazer dor! Por isso a importância de usá-la desde cedo, para que a deformidade não aconteça como aconteceu comigo! Agora a gente usa pra evitar o aumento dela. Ajuda também no alinhamento postural pra realização das tarefas propostas.

Quando a criança está melhor posturada e alinhada, ela consegue realizar com maior facilidade as atividades que necessitem de alguma função, dos braços ou ativação de tronco ou ainda o controle da cabeça e concentração. Assim, ajudando no tal do desenvolvimento global. Fora que ficou muito mais fácil pra colocar um sapato nele, que eu já não estava conseguindo mais! Concluindo Eu jamais posso repassar essa órtese do Arthur! Imagina uma criança sem esse desvio usando essa órtese! Isso traria muitos problemas! deformidades, calos, dor! Aqui nós conseguimos ver bem esse desvio porque ele é grande, mas tem pequenas deformidades que não enxergamos e são mais perigosas ainda! Fiquem atentos! Lições aprendidas:

* Repassar órteses AFO não é recomendado! Não faz bem pra saúde do nosso filho!

* Se ela for indicada, não seja resistente ao uso! Quanto antes você puder começar, faça!

* Crianças que não andam também precisam dela, para evitar deformidades e dor.

* Com o passar do tempo, o pé fica torto sim, dói sim e não queremos isso para os nossos pequenos! USEM AS ÓRTESES!!!

http://www.ortopedianabor.com.br/ https://www.ortotech.com.br/index.html http://orto4kids.com/

Espero que seja útil! Até breve!

@dicasespeciaisdamarcia


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você