Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Halloween da Galera Animada

Halloween da Galera Animada
Maria de Lourdes  de Moraes Pezzuol
out. 31 - 3 min de leitura
020

A Educação Inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Livre de preconceitos no valorizar as diferenças, que pressupõem o reconhecimento como um valor e o direito de cada um ser como é, contemplando, assim, a vasta gama dessas diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero inerentes aos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, sem rótulos e estereotipias de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção(UNESCO,2020).

Segundo a BNCC (Banco Nacional de Conteúdo Curricular) a brincadeira figura como um dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento, ao lado do direito de conviver, participar, explorar, comunicar, conhecer-se. “Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais” (BNCC, p. 36)

Para fortalecer ações para todos com a compreensão que todo aluno com autismo aprende: brincando, se expressando, interagindo e sendo respeitado em seus gostos e propondo ideias. Foi realizado na "EE. Maestro Antonio Marmora Filho", cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo:  "O Halloween da Galera" . Proposta de evento temático  desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com autismo, junto com a professora auxiliar de sala comum, alunos e suas famílias. Evento realizado de forma remota por chamada de vídeo no WhatsApp. Vale lembrar que essa atividade já faz parte do calendário da escola para esses alunos. Sendo um deles ex-aluno da escola, amam o Halloween, decoram suas casas e ficam aguardando o mês de outubro para celebrar essa data com muita diversão, alegria e caracterizações. Atividade que envolve uma gincana de tarefas com objetivos de envolver todos os participantes no clima do tema com músicas e ações diversificadas com apresentações. Esse ano elaboramos: 1) Transformar uma laranja em abóbora 2) Transformar as mães em múmias 3) O que é o que é horripilante 4) Desenhar uma bruxa e com olhos fechados desenhar uma verruga em seu nariz. 

"As pessoas não são iguais - e isso que torna o mundo tão rico. Iguais, na verdade, devem ser as oportunidades de sobreviver e de se desenvolver, aprender, crescer sem violência, brincar!" ( Guia Incluir Brincando)


https://www.unicef.org/brazil/incluir-brincando

Compartilhem nosso evento!!!

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você