Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

“Colônia de Férias Acessível”, conteúdo digital trará entretenimento e acessibilidade para clientes do Met

“Colônia de Férias Acessível”, conteúdo digital  trará entretenimento e acessibilidade para clientes do Met
Flavia Flores
jan. 8 - 4 min de leitura
000

No mês das férias, a programação do Mundinho Kids on line do Shopping Metropolitano Barra disponibilizará em suas redes sociais conteúdo de entretenimento infantil para todos os seus mini clientes, como não seria diferente. Porém, nessas férias, além de entreter, o MK on line abraçará a acessibilidade: será uma programação inteiramente elaborada a partir de noções e recursos acessíveis para que todas as crianças possam ser atendidas. A ideia surgiu a partir da sensibilidade do shopping com o atual momento, levando em conta crianças e famílias que, em meio à pandemia, muitas vezes ficam sem opção de lazer e entretenimento. Em muitos casos, crianças com deficiências apresentam algum tipo de comorbidade fazendo com que o isolamento social seja imperativo.

Serão quatro domingos de programação. Nos dias 10, 17 e 24 de janeiro, vão ao ar vídeos lúdicos que, além de entreter, trarão diferentes atividades para fazer em casa. No último domingo, 31 de janeiro, haverá uma Live interativa com troca de experiências a partir dos conteúdos apresentados.

Os conteúdos, além de apresentar os recursos de acessibilidade, como tradução em libras e autodescrição, mostram situações cênicas que remetem ao universo que alguns pais, mães e familiares vivem no dia-a-dia quando têm uma criança ou adolescente especial próximo. A acessibilidade permeará então todo o conteúdo, tanto na parte técnica como na dramaturgia. Fabricio Moser, ator, diretor, professor, pesquisador de teatro e criador do projeto “Teatro da Inclusão”, estrelará os episódios, não só apresentando as atrações, mas desdobrando-se em vários personagens ao longo dos episódios. Para isso, a criação contou com a participação da professora universitária Marcia Berselli que fez o acompanhamento do projeto e assessoria em acessibilidade. Ricardo Martins, diretor de cinema, também fez parte da colaboração artística do projeto.

“Muito se discute sobre inclusão e acessibilidade no ambiente corporativo, mas o capacitismo, que é uma realidade, às vezes passa despercebido. A ideia de ter uma programação de férias inteira dedicada ao tema reflete nosso propósito de verdadeiramente trabalhar a favor da inclusão, dando a relevância que lhe é merecida. As grandes companhias têm papel influenciador e esse papel deve ser desempenhado de maneira plena e verdadeira, não apenas para fins de promoção da marca. Trabalhar a diversão com foco na acessibilidade é a melhor maneira de entreter a criança especial, mas também conscientizar todas as outras”, avalia Eliza Santos, Gerente de Marketing do Shopping Metropolitano Barra.

Programação “Colônia de Férias Acessível” do MET

10/01, 16h – Oficina de Fantoches de Papel
Toda a elaboração recebe legendas e tradução em libras. Além de ensinar fazer os fantoches de papel através de desenhos e dobraduras, Fabricio Moser ainda monta uma cena com o personagem Edu – interpretado por ele mesmo – e as legendas no diálogo possuem cores diferentes o que ajuda a tornar o conteúdo ainda mais acessível.

17/01, 16h – Oficina de Papel Machê
A ideia é explorar a criatividade dos pequenos através do artesanato com papel machê, lembrando que toda a elaboração recebe legendas e tradução em libras.

24/01, 16h – Oficina Musical

Sempre legendado e com tradução em libras, esta oficina vai trazer ritmos sonoros, música e construção de instrumentos musicais com material reciclável.

31/01, 16h – “Live Palco Aberto”

Live interativa com troca de experiências a partir dos conteúdos apresentados.

Ficha Técnica:

Criação e Atuação: Fabrício Moser

Colaboração Artística: Ricardo Martins

Consultoria de acessibilidade: Marcia Berselli

Câmera: Carla Ermelindo

Assistente de câmera: Marcos Ribeiro

Edição: Wanderson Mirandela

Produção Executiva: Mango Produções

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você