Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Autismo Fight or Flight (Fuga ou Luta) e Crise.

Autismo Fight or Flight (Fuga ou Luta) e Crise.
Jacson Marçal
nov. 16 - 4 min de leitura
000

O Autista é mais propenso a apresentar desordens pelo seu sistema Fight or Flight (Luta ou Fuga) em conjunto com suas crises, esses processos geram uma desordem maior quando não apoiado devidamente poderá desencadear uma ação sistemática em todo organismo.

Sistema Neural, com Amígdala por sua vez se interligando com o sistema nervoso central irá gerar estímulos e reações em todo sistema muscular, que podem se estender desde uma breve agressão verbal a um sistema impulsivo de agressão quando ligado pela desordem de luta.

Já na desordem de fuga podem ocorrer ações em que o Autista sairá correndo até mesmo se esconder de situações que fujam do seu padrão normal de entendimento.

Algumas ações que indicam Fight or Flight em crise:

*Chutar, gritar, morder, cuspir, jogar coisas, etc.

*Uma autista pode tentar encontrar qualquer lugar possível onde as informações visuais e auditivas sejam diminuídas, além de estar em algum lugar em que elas não serão tocadas ou sejam necessárias para fazer contato visual.

*Eles podem tentar encontrar um espaço aconchegante e apertado, onde seu corpo receba a propriocepção necessária e um toque profundo de pressão. Possivelmente debaixo de uma mesa ou cama, enterrada nos braços ou recuando para o canto de um quarto.

*Eles podem tapar os ouvidos, fechar os olhos e dobrar os braços e as pernas o máximo possível.

*Eles podem correr e tentar escapar da situação em questão sem nenhuma consideração à segurança, o Autista pode atacar ... tenha em mente que essa não é a criança que está sendo agressiva ou pretende machucar alguém, seu sistema nervoso está falando.

*O Autista pode gritar, responder, chamar nomes, chorar incontrolavelmente (também o sistema nervoso)
Também pode se apresentar de uma maneira muito mais sutil, como "check-out" ou zoneamento.

*Você também pode observar uma rápida mudança na expressão facial e uma rápida mudança de humor e emoção possivelmente para irritabilidade, frustração, raiva ou choro e pânico.

Ações para amenizar Fight or Flight:

*Incentive a respiração profunda ... é incrível como o Autista provavelmente perceberá e começará a respirar fundo. Lembre-se de conversar com a criança ou pedir que ela não faça isso. Pesquisas indicam que respirar fundo é uma das ferramentas mais eficazes para trazer o cérebro / sistema nervoso de volta ao estado normal.

*Se o Autista permitir, segure-a firmemente, fornecendo um toque apertado com pressão na forma de um abraço uniforme. Não esfregue o braço ou as costas ou os cabelos, não balance, e simplesmente fique quieto com eles. (Respirando fundo)
Não fale com o Autista nem tente racionalizar ou negociar com ele.

*Se eles tiverem um retiro sensorial, incentive o Autista a ir para lá ou até mesmo a levá-lo até lá.

Se eles encontraram um retiro sensorial de mudança (atrás de uma TV ou debaixo da cama), deixe-os em paz até que estejam prontos para sair. (Pode demorar um pouco, seja paciente)

*Quando o Autista estiver se sentindo melhor, siga com uma atividade sensorial que envolve propriocepção / trabalho pesado e sucção / sopro / mastigação resistentes ... como uma montanha de bolhas ou um lanche ou stimming de borracha. Continue mantendo o ambiente calmo por algum tempo.

O Autista poderá apresentar diversas formas de Fight or Flight interligado a uma possível crise, saiba filtrar o melhor momento e sempre procure um profissional médico e terapêutico para o devido apoio.

Devemos lembrar que cada Autista tem seu próprio método de neurodesenvolvimento, respeitando essas características conseguiremos lidar melhor com a evolução gradual em conjunto com seu controle pela desordens apresentadas.

Autista Savant Jacson Marçal @jacsonfier nas redes sociais.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você