Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

App traduz português para Libras e proporciona inclusão para milhões de brasileiros

App traduz português para Libras e proporciona inclusão para milhões de brasileiros
Mundo Adaptado
jul. 26 - 2 min de leitura
000

Com mais de dois milhões de downloads, o aplicativo Hand Talk, eleito pela ONU o melhor APP Social do Mundo e recentemente reconhecido entre um dos 20 vencedores do Desafio Google de Impacto,  funciona como um tradutor traduzindo texto e voz automaticamente para Libras!

 Criado pelo publicitário brasileiro Ronaldo Tenório, hoje CEO da Hand Talk, a ideia nasceu durante um projeto de faculdade, quando o empreendedor percebeu que poderia unir duas de suas paixões - a tecnologia e a comunicação - para resolver um problema global e ajudar milhões de pessoas.

O projeto ficou guardado por quatro anos, até que ganhou cara (e corpo!) em 2012, quando Ronaldo e dois amigos, hoje seus sócios, Carlos Wanderlan (analista de sistemas) e Thadeu Luz (arquiteto especialista em 3D), se juntaram para tornar a ideia em algo real.

Hand Talk possui um plug in para sites e uma versão em app, nos quais textos e áudios são traduzidos por um simpático personagem 3D chamado Hugo. O Hand Talk tem também uma seção educativa: a Hugo Ensina. Nela há uma série de vídeos em que o personagem ensina sinais e expressões em Libras. O app é gratuito e está disponível para tablets e smartphones, nos sistemas Android e iOS.

O criador do app conta que para que Hugo seja cada vez mais eficaz, o sistema de inteligência artificial é feito em conjunto com diversos profissionais. Milhares de traduções são realizadas diariamente. “Temos intérpretes, surdos validando os sinais, desenvolvedores, cientistas de dados, designers e animadores 3D para fazer o Hugo ganhar vida", ele explica. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 360 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no mundo, sendo que quase 10 milhões destas, de acordo com o CENSO IBGE 2010, são brasileiras. No Brasil, a língua utilizada pela comunidade surda é a Libras, reconhecida por lei como língua oficial do país junto com o português. 

Mais informações, acesse: https://www.handtalk.me/app

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você