Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A magia do natal existe também para crianças com deficiência!

A magia do natal existe também para crianças com deficiência!
Mundo Adaptado
dez. 20 - 4 min de leitura
010

O Natal está chegando e junto vem aquele personagem conhecido e que as crianças tanto esperam: o Papai Noel! É o bom velhinho que nos permite viajar em seu trenó da imaginação e reacende a magia e as cores que vamos, sem perceber, apagando ao longo do ano. Para os pequenos ele existe e está aguardando muitas cartinhas neste Natal, com pedidos pra lá de especiais. 

E foi um desses pedidos, de um menino autista que mora em São Paulo, que viralizou na internet e emocionou os internautas nesta semana. Rafael, o personagem dessa história, é autista e escreveu em sua cartinha ao Papai Noel que seu maior desejo era que seu amigo João, também autista, porém não verbal, falasse. 

Carina, mãe do Rafael, contou que essa foi uma forma de mostrar ao mundo que o autista também ama, tem amigos, sentimentos e vontades: "mesmo sem falar, o Rafa entende tudo o que João quer dizer, pois ele fala com os olhos e o Rafa entende com o coração“, escreveu ela, que é técnica de enfermagem.

A carta viralizou nas redes sociais, com milhares de comentários elogiando a atitude do menino. Foi escrita durante um trabalho na escola do Rafael. “A Ana, irmã do João, viu a cartinha no mural da escola e me ligou muito emocionada. Os dois participam do mesmo projeto para autistas que chama PIPA, do Hospital Nipo Brasileiro. E também frequentam a mesma escola. Então, passam o dia juntos. Eles se conheceram no início desse ano e são muito amigos. O João não fala, mas o Rafa entende tudo o que ele quer. É incrível “, conta a mãe.

Outra história surpreendente aconteceu com uma menina surda ao visitar o Papai Noel, no Cleveland Shopping Centre, nos Estados Unidos. A garotinha foi pela primeira vez visitar o Papai Noel, mas o fato dela ser surda estava preocupando sua mãe, já que ela não sabia como a filha iria se comunicar com o bom velhinho.
Quando a pequena sentou no colo do Papai Noel, a mãe explicou a ele que a filha era surda. O Papai Noel então perguntou: “Ela sabe a língua de sinais?”. A mãe respondeu que sim e prontamente o bom velhinho começou a se comunicar com a pequena desta forma.

A garotinha ficou radiante ao poder se comunicar com o Papai Noel e fez questão de contar para ele o que queria de natal. “Assim que isso aconteceu todos ao redor ficaram em silêncio. Todo mundo ficou encantado. Várias pessoas que estavam na fila se emocionaram. Até o pessoal da segurança chorou! Foi um momento incrível”, contou a gerente do shopping, Graeme Skillen, em entrevista ao portal Today.

Graeme explicou por que aquele Papai Noel conhecia a linguagem de sinais. “Além de conseguir lidar muito bem com crianças, durante a semana ele trabalha em uma escola para crianças com necessidades especiais, então teve de aprender libras. Isto foi um dos pontos que realmente se destacou na hora de contratá-lo. E é claro que ele é um ótimo Papai Noel, mas quando nós vimos a maneira com que ele lidava com crianças especiais, ficamos encantados!”, explicou.

E você, tem uma história de magia do Natal para compartilhar com a gente? Permita que a magia desse momento se espalhe pela sua casa, ao seu redor, dentro de você. Já estamos em clima de festas por aqui e desejamos que esse período seja mais leve e alegre para todas as famílias! 
 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você