Mundo Adaptado
Mundo Adaptado
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Confusão entre infantilização do Autista e o gosto por objetos, desenhos, jogos, e características típicas.

A Confusão entre infantilização do Autista e o gosto por objetos, desenhos, jogos, e características típicas.
Jacson Marçal
nov. 27 - 3 min de leitura
000

A Confusão entre infantilização do Autista e o gosto por objetos, desenhos, jogos, e características tidas como infantis pelo meio Típico.

Desde pequeno eu sempre gostei de desenhos, animes e jogos de vídeo game, por muito tempo esses fatores me ajudaram em momentos de solidão, onde eu achei na diversão um meio comum de me reorganizar mentalmente e de me divertir, do meu modo único.

Os fatores que me aproximavam de jogos, brinquedos eram uma forma de escape para o meio típico onde eu não conseguia ter a mesma interação que tenho com os jogos, desenhos e brinquedos em geral, essa forma única me colocava em gosto pelas coisas tidas como infantis por alguns, mesmo eu sabendo separa essa classificação na fase adulta.

Hoje em dia eu vejo muitas mamães, papais e cuidadores com receio de deixarem seus filhos, brincarem ou interagirem com objetos, jogos e relacionados, pelo medo da infantilização que seria outro fator totalmente diferente do gosto por coisas tidas como infantis.

A infantilização é quando mantemos uma sobrecarga de estímulos e escolhas, fixando essa característica por muitos anos mesmo após sua adolescência com um excesso de proteção e carinho aplicado de maneira demasiada, mesmo sabendo da necessidade que muitos autistas tendem a precisar, esse respaldo poderá gerar formas únicas de aceitar suas características sem o devido apoio e explicação para o autista do que devemos fazer, das atitudes que tomamos e das consequências relacionadas a tais fatores.

Quando os familiares geram uma bolha super protetiva em volta dos autistas, com o afeto presente em constância, onde o autista não consegue, mas separar atos que possam dificultar sua interação social ou inclusão no meio típico comum. Mesmo não sendo obrigatória nossa inclusão total no meio típico, devemos saber os limites necessários para uma interação social única e pessoal.

Já o gosto infantil por objetos, jogos, desenhos, animes e demais características não devem influenciar o desenvolvimento do autista, visto que muitas pessoas adultas tipicas seguem o mesmo padrão de interesse. Como exemplo meu gosto por moda, filmes, series, jogos e relacionados se estendem ao mesmo gosto da minha noiva neurotípica, onde conseguimos juntos nos divertir e manter um processo de entendimento sobre tais ações e atitudes.

Seja feliz e saiba separa essas características fundamentais que podem agregar no interesse de autistas além do seu processo de neurodesenvolvimento.

Autista Savant Jacson Marçal - Neurocientista - @jacsonfier no Instagram


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você